Biografia



Robert Pattinson nasceu em Londres no dia 13 de Maio de 1986, filho caçula  de Richard e Clare Pattinson. A primeira a nascer foi Victoria Pattinson publicitária executiva, depois Elizabeth Pattinson  conhecida como  Lizzy, nasceu dois anos depois já com o talento para a musica hoje desenvolvido profissionalmente. Mas novo que as  meninas   por diversas vezes as irmãs o vestiam de menina e o apelidavam de “Claudia” durante as brincadeiras.   




Seu pai trabalhava em uma loja  de carros antigos e sua mãe em uma agencia de modelos. A primeira escola onde Robert estudou foi Tower House School, era um colégio só para meninos, localizado próximo a sua casa. Aos 12 anos foi expulso por matar aula. Na nova escola, Harrodiam School era um colégio de garotos e garotas. Quando criança , começou a tocar piano e violão.
 
Disso ele fala:
“Eu toco piano a minha vida inteira – desde que eu tinha 3 ou 4 anos. E a guitarra – eu costumava tocar violão quando eu tinha uns 12 anos. Então eu parei de tocar por alguns anos. Mais ou menos 5 anos atrás eu peguei meu violão e comecei a tocar blues e coisas assim. Eu não sou muito bom no violão, mas eu estou bem. Estou em uma banda em Londres também.”

 Ele começou artisticamente como modelo aos 12 anos de idade, já que sua mãe trabalhava em uma agencia de modelos.

Robert Como Modelo



Suas primeiras atuações no teatro foram com 15 anos, quando se matriculou por insistência do pai na escola de teatro  Barnes Theatre Company. Na primeira peça que Robert fez, ele na verdade trabalhou nos bastidores, e de imediato pensou em tentar de verdade atuar. Começou atuando nas peças  Macbeth , Guys and Dolls e “Tess do D’Urbevilles”, e foi trabalhando nestas peças que ele foi descoberto por um agente londrino.


Robert No Teatro


Sobre isso ele fala:
“Comecei como modelo aos 12 anos e era o mais novo na minha agência. Eu era tão ridiculamente magro que parecia uma menina, mas era a época em que eles amavam as pessoas do tipo andrógenas. Depois, eu passei a fazer parte de um clube de teatro simplesmente porque todas as meninas bonitas iam lá. Fiz algumas peças amadoras com a Companhia de Teatro Barnes e comecei a fazer testes com meu melhor amigo Tom (Sturridge). Sempre competíamos pelos mesmos papéis, mesmo sendo completamente diferentes um do outro.” Robert Pattinson

“Ainda não decidi de verdade ser um ator! Comecei a fazer peças quando tinha uns 15 ou 16 anos. Só fiz isso porque meu pai viu um monte de meninas lindas em um restaurante e perguntou a elas de onde vinham e elas responderam quem vinham de um grupo de dramaturgia. Ele disse ‘Filho, é para um lugar como esse que você precisa ir”.Robert Pattinson


Seu primeiro  papel em  filmes foi em  "Feira das Vaidades"  (Vanity Fair) em 2004, ao lado da atriz Reese Witherspoon onde interpretou Rawdy Crawley, porém sua cena não é exibida na produção final do filme, apenas como cena extra no DVD. Robert só descobriu no dia de estréia. 


Feira das Vaidades

Em seguida, o ator foi chamado para um filme feito para a TV, Ring of the Nibelungs ( A Maldição do Anel)  , no qual viveu o personagem Giselher. 


A Maldição do Anel


Em 2005 Robert iria fazer parte da produção teatral "The Woman Before", porém foi demitido na noite anterior a sua estréia e substituído por Tom Riley.
Mais tarde, naquele ano, ele interpretou o papel de Cedrico Diggory no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Por sua ótima atuação como Cedric Diggory, Robert foi citado como a Estrela Britânica do Amanhã pelo Times Online.

Harry Potter


Depois do sucesso de Harry Potter , Robert  passou a desempenhar o papel de Toby Jugg em The Haunted Airman e Daniel Gale de The Bad Mother’s Handbook, os quais foram feitos para TV, não esquencendo How To Be (Uma Vida Sem Regras), onde interpreta Art, um músico frustado, que lhe rendeu prémios no Hollywood Film  Festival, Strasbourg Film Festival e no First Glance Festival e  curta-metragem o "The Summer House", onde Robert dá vida a Richard, estreou no ‘Festival de Cinema de Cannes’ um ano após ser gravado (Em 2009).
Em 2008 interpretou também o pintor Salvador Dalí, num filme biografico do mesmo, "Little Ashes", e seria no mesmo ano que iria alcançar o sucesso mundial. 

The Bad Mother’s Handbook

Sobre  o Fime Little Ashes Robert comenta:
“ - É uma tragédia excepcional. Eu duvido que eu possa atingir tal nível de tragédia na minha carreira. (risos) Eu não tinha ideia de quem era Dalí, Lorca e Bunuel até esse filme.E quanto mais eu achava sobre eles, mais obcecado eu ficava. Especialmente com as composições literárias de Dalí. Muitas pessoas não sabem isso, mas ele era um escritor incrível. Eu descobri que tenho muitas coisas em comum com ele.”  

Little Ashes

Robert foi escolhido para interpretar Edward Cullen, no filme Crepúsculo, baseado no best-seller de Stephenie Meyer com o mesmo nome. Foram milhares os que tentaram o papel de Edward Cullen. O casting de Robert ocorreu na casa de Catherine Hardwicke (diretora do filme), mais propriamente na sua cama, onde Robert e Kristen Stewart interpretaram algumas cenas, como a do beijo. Além de  atuar no filme, Robert também teve a oportunidade de gravar duas faixas para a trilha sonora, Never Think (escrito por Robert e Sam Bradley) e Let Me Sign (escrita por Bobby Long e Marcus Foster).

Crepúsculo



Sobre a fama repentina ele fala:
“Tudo se tornou mais intenso por seis meses, desde que ‘Crepúsculo’ foi lançado. É difícil lidar com o que está acontecendo comigo. Não tenho a experiência necessária, mesmo para encontrar uma saída para esta situação. Mas essa coisa de celebridade, não tem como combater, é inútil, não dá pra evitar. Quando não é algo que você desejou sua vida inteira, ou algo a que você aspira, você está livre para não se importar. Não me inscrevi para a Disney. Não existe uma regra estipulando que eu sou obrigado a sorrir para os paparazzi.”Robert Pattinson

Em 2009 deu seqüência ao sucesso da saga Crepúsculo com o segundo filme da serie,New Moon (Lua Nova). No Mesmo ano é lançado o Filme Little Ashes nos festivais. Após o término das gravações de Lua Nova, em Maio de 2009, o ator deu inicio as gravações de seu novo filme “Remember Me(Lembranças) onde interpreta Tyler Hawkins, ao lado das estrelas Emilie De Ravin e Pierce Brosnan. Um filme de gênero drama/romance produzido pela Summit Entertainment, onde Robert também foi produtor executivo, e teve sua estreia mundial em 12 de Março de 2010.

Remember Me


New Moon


Em 2010, mesmo ano da estréia nos cinemas de Remember Me Robert teve a estréia do terceiro filme serie do best-seller de Stephenie Meyer ; Eclipse. Foi no mesmo ano  também que Robert filmou "Bel Ami", onde interpreta Georges Duroy, um homem que sobe na vida á custa de várias mulheres ricas e influentes, baseado na obra Bel Ami, de Guy de Maupassant, contracenando ao lado das estrelas Uma Thurman e Christina Ricci.  
Bel Ami
Eclipse


O Filme Water for Elephants (Água para Elefantes) onde interpreta Jacob Jankowski, também gravado em 2010 com lançamento em Abril de 2011, é baseado no livro de mesmo nome, e Robert dá da vida a Jacob Jankowski um recém órfão e à deriva. A produção da FOX recebeu muitas criticas positiva e grande divulgação.


Água Para Elefantes


Inicio de 2011 começaram as gravações de Breaking Dawn - Part 1 e Breaking Dawn - Part 2 ( Saga Crepúsculo – Amanhecer partes I e II), com estreias previstas para 18 de Novembro de 2011 e 16 de Novembro de 2012, respectivamente.


Amanhecer Parte 1

Amanhecer Parte 2


Em Novembro de 2011 em meio a estréia de Breaking Dawn - Part 1   (Amanhecer Parte 1), Robert viveu um momento emocionante em sua carreira, ao lado de seus co-estrelas Kristen Stewart e Taylor Lautner. A consagração do seu trabalho foi representado pelas Marcas de Pés e Mãos no Teatro Chinês em Los Angeles.

Cerimônia No Teatro Chinês

Em 2012, Robert estava também no filme do diretor  David Cronenberg, “Cosmopolis” baseado no romance de Don DeLillo. As gravações aconteceram por volta de Maio de 2011, e foram feitas em Toronto e New York, com estréia para 2012. O filme esteve no festival de Cannes e foi bem de crítica.
No final desde mesmo ano acontece a estréia de Breaking Dawn - Part 2 ( Saga Crepúsculo – Amanhecer parte 2) sucesso mundial .


Cosmopolis




Robert em Cannes


Sobre o fim da Saga ele fala:
Robert: “Eu não tenho muita certeza se deveria me sentir triste, mas com certeza sinto como algo estranho o fato de ter chegado ao fim. A partir do momento que você atua como um mesmo personagem durante certo tempo, realmente você passa a se sentir como se o seu personagem fosse sua “segunda pele”, e, quando tudo isso acaba, com certeza você sente falta. Quero dizer, não me sinto assim agora, mas acredito que um dia, depois de alguns anos, eu estarei vendo alguns desses filmes na TV e acho que me sentirei estranho.”

E ainda:
Robert: “Nunca vou me esquecer do meu teste.  Eu me lembro de que tinha enviado uma gravação e só então fui chamado para ir até Los Angeles.  Eu senti que tinha ido tão estranho no teste que eu tinha certeza de que não tinha conseguido o papel. Eu lembro que eu tinha ligado para meus pais dizendo que não queria mais saber de atuar.”



Na vida pessoal Robert se mantém reservado, desvencilha todas as perguntas sobre seu relacionamento com a atriz  Kristen Stewart seu par romântico nos filmes de Crepúsculo, com humor e simpatia. Mesmo já sendo flagrados varias vezes juntos em varias situações de intimidade preferem manter o romance fora da mídia nunca assumindo o relacionamento.

Robert e kristen


Sobre isso ele diz entre risos:
"Nunca estive interessado em vender minha vida pessoal a razão pelas quais participo de programas de televisão é para promover filmes e não para falar de minha vida privada.” Robert Pattinson 


Voltando ao lado profissional atualmente está com os projetos
MISSION: BLACK LIST e THE ROVER com produções previstas para 2013.

Mascotes do Robert

Victoria , Elizabeth E Clare (irmãs e mãe do Robert)
Richard e Clare (pais do Robert)



Pais e Irma junto com Robert
Clare e Robert


Principais Fontes: RPBR, Wikipédia, Terra e Blog RThomasPattinson.